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7 Características que todo gestor de obras deve ter

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A gestão de projetos é tarefa complexa, que envolve atividades e técnicas que devem ser aprimoradas frequentemente. Por ser a figura central do processo, o gestor de obras é responsável por garantir, entre outras coisas, que cada uma das etapas da obra seja cumprida conforme o planejado. Por isso, existem algumas características indispensáveis para o gestor, que vão assegurar que todas as partes do processo estejam alinhadas e garantir um resultado bem-sucedido.

Confira as 7 características que todo gestor de obras deve ter:

1. ORGANIZAÇÃO

Ter consciência sobre o que cada profissional da obra está fazendo no momento, estar atento aos prazos, comunicar o cliente frequentemente sobre os avanços do projeto, tudo isso faz parte da rotina de um gestor organizado, e é fundamental para garantir que a execução saia conforme o planejado.

2. VISÃO SISTÊMICA

A visão sistêmica é, objetivamente, a compreensão global do projeto e todas as partes que o envolvem. Em uma obra, isso significa conhecer intimamente o seu projeto arquitetônico e também as suas limitações, além de estar ciente do papel de cada profissional no projeto e como se relacionam as funções desses profissionais. Isso possibilita uma maior agilidade na hora de buscar soluções para possíveis contratempos que venham a ocorrer durante a obra, independentemente da etapa ou profissional envolvido.

3. MANTER-SE ATUALIZADO

Ainda que o gestor não participe de forma prática de etapas arquitetônicas, hidráulicas ou elétricas da obra, é fundamental que ele tenha conhecimentos suficientes sobre cada um desses aspectos para definir as diferentes etapas do projeto.

Na fase de planejamento da obra por exemplo, o gestor é responsável por determinar todas as atividades necessárias para a execução do projeto, bem como estimar o tempo necessário para negociação e compra de materiais, e o período de atuação dos profissionais contratados com base nas funções atribuídas a cada um. Para que tudo isso seja considerado, é indispensável o conhecimento sobre os processos elétricos, hidráulicos e arquitetônicos que farão parte daquela construção.

O gestor pode usar essas informações para analisar o desempenho dos profissionais que ele contratou, e avaliar se eles são boas adições para a equipe em próximos projetos ou se ajustes são necessários na sua rotina de trabalho.

4. COMUNICAÇÃO

Para qualquer tipo de trabalho desenvolvido em equipe, a comunicação é a chave para que todos os envolvidos trabalhem de forma alinhada. Em uma obra, isso não é diferente. Um gestor que sabe se comunicar de forma adequada e constante com os profissionais que fazem parte da obra torna os seus processos mais dinâmicos e têm uma consciência mais clara sobre cada um deles.

A boa comunicação com o cliente é também crucial, já que durante todo o processo o profissional lida com o alinhamento das expectativas do cliente com a realidade a respeito do orçamento e prazo estipulados para a construção. O diálogo entre contratante e contratado precisa ser claro e transparente.

5. COMPETÊNCIA DE NEGOCIAÇÃO

Negociar é uma parte importante de qualquer projeto ligado à construção civil. A negociação de materiais, custos e prazos pode encurtar o orçamento, facilitar o trabalho dos arquitetos, pedreiros, eletricistas, encanadores e outros profissionais envolvidos, e adequar determinados aspectos da obra ao projeto arquitetônico.

A negociação deve ser considerada no planejamento e estar alinhada ao tempo de execução das etapas da obra, já que a pesquisa de preços e fornecedores é tarefa complicada e que exige dedicação total do profissional.

6. LIDERANÇA

Um bom relacionamento com a equipe é fundamental para gestores de qualquer tipo de projeto. Para uma obra, isso pode significar maior dinamismo nas etapas que envolvem diferentes tipos de profissionais, o que é sempre benéfico para o cumprimento dos prazos.

Uma equipe motivada e com todos os seus integrantes na mesma página torna a execução do planejamento mais tangível, além de estimular a troca de informações entre os próprios profissionais e o gerente da obra.

7. ANÁLISE DE RESULTADOS

É extremamente importante que o gestor de obras saiba não só ter uma visão analítica das etapas do processo enquanto ele acontece, mas também saiba analisar os resultados após a entrega da obra.

A boa notícia é que existem soluções tecnológicas hoje em dia capazes de auxiliar o profissional na sua capacidade de organização, comunicação e controle de todas as variáveis envolvidas no processo de gestão. O uso de softwares de gestão online permite o planejamento detalhado das etapas do projeto, bem como ajuda na organização de documentos e atualização do orçamento de obra em tempo real. Nesse sentido, podem ser muito úteis para ajudar a desenvolver habilidades citadas anteriormente.

Outro benefício relacionado ao uso de ferramentas tecnológicas é a possibilidade de manter um histórico de execução da obra, com registros sobre alterações no projeto e acontecimentos do dia-a-dia no canteiro de obra. Isso permite que o profissional tenha maior clareza acerca dos gargalos que foram encontrados durante o processo, o que ajuda no planejamento de obras futuras.

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