Escola fazenda Santa Mônica
O Instituto Rural Escola das Águas – Pantanal do Paiaguás, localizado na Fazenda Santa Mônica no Mato Grosso do Sul, surgiu de uma profunda observação do Brasil em que vivemos e da visão do Brasil que desejamos e podemos construir. Nessa região, o acesso à educação era escasso, resultando em crianças sem frequentar escolas e em adultos que não sabiam ler nem escrever, revelando um Brasil excluído do progresso e da transformação que estamos testemunhando. As desigualdades em termos de cidadania e as diferentes realidades de cada região chamaram nossa atenção.
A construção da escola não foi uma opção, mas uma responsabilidade e uma forma de contribuir para o desenvolvimento dessa região esquecida do país. Assumindo esse compromisso, o Instituto Rural Escola das Águas nasceu.
Como uma iniciativa privada, foram necessários o investimento, o esforço e o envolvimento comprometido de uma equipe. O transporte e o acesso à região ainda são bastante desafiadores, especialmente durante as épocas de cheias.
Inaugurada em agosto de 2011, contamos com a parceria da Secretaria da Educação do Município de Corumbá, que contribuiu para transformar o Instituto Rural Escola das Águas em Escola Rural Polo Porto Esperança – Extensão Santa Mônica, conferindo o status legal.
O Instituto Rural Escola das Águas abriu suas portas para os filhos dos trabalhadores das fazendas vizinhas. Atualmente, acolhemos cerca de 60 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em regime de internato. Com essa iniciativa, buscamos levar educação e oportunidades para essas comunidades, visando à transformação social e ao desenvolvimento sustentável do Pantanal do Paiaguás.