Indicado para pequenas obras, equipamento com sistema automático de travamento é facilmente montado. Veja no passo-a-passo

 

montagem Andaime

Utilizados para auxiliar profissionais de obra na realização de pinturas, reparos elétricos e pequenos serviços, andaimes tubulares em aço-carbono são fáceis de montar e desmontar, com sistema automático de travamento e engates rápidos que dispensam o uso de ferramentas auxiliares, como chave de fenda ou martelo. Serão necessários apenas luvas, óculos de proteção, capacete e cinto tipo paraquedista, com duplo talabarte e ganchos de abertura mínima 50 mm, para a proteção individual (EPIs).

 

Os itens de montagem são fornecidos pela empresa que vende ou aluga o equipamento – basta ficar atento ao entorno e ao solo do local, a fim de determinar o melhor sistema de montagem. Se o piso for plano, sapatas serão instaladas em local firme para suportar a carga solicitada. “Rodízios só são usados sobre superfícies planas e firmes, em andaimes de até seis metros de altura. Sobre o solo, pranchas de madeira ajudam a distribuir o peso do andaime e a evitar afundamentos”, recomenda Rogério Alves Firmino, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de São Paulo (SENAI-SP).

 

“Deve-se isolar o local onde será montado o andaime, evitando a rede elétrica e outros obstáculos. O acesso à estrutura é feito por escada móvel fixada aos degraus, para evitar acidentes.” Verifique sempre as orientações de montagem do fabricante, e substitua peças que estiverem defeituosas.

 

Colaboração: SENAI, Metax e Abrasfe (Associação Brasileira de Fôrmas, Escoramentos e Acesso)

Fonte: Mapa da Obra (Votorantim Cimentos)

Acesse a matéria completa: http://www.mapadaobra.com.br/profissional-de-obra/torne-se-um-especialista/como-montar-andaime-tubular