construção sustentável

 

A preocupação com o uso responsável de recursos naturais alcança todos os setores da economia mundial. As micro e pequenas empresas na construção civil também devem procurar meios de se adequar a essa realidade, buscando posição de destaque no mercado.

Há atividades no setor que causam grandes impactos ambientais, seja pela grande produção de resíduos ou pelas modificações em áreas naturais. Para seguir caminho ambientalmente correto de desenvolvimento, é necessário estar atento ao que diz a legislação ambiental brasileira.

Além disso, deve-se cumprir também as leis trabalhistas e tributárias, pois responsabilidade social e econômica também é considerada parte de uma sociedade que se desenvolve de maneira sustentável.

No entanto, apenas cumprir leis não é motivo para que uma empresa destaque-se como ambientalmente correta. É preciso ter atitudes adequadas e criar métodos inovadores para fortalecer a ideia de sustentabilidade no ambiente de trabalho.

O êxito de sua empresa acontece quando você alinha três eixos: social, ambiental e econômico.

Vantagens
Tornar-se uma empresa sustentável significa adequar-se à nova cultura empresarial, que se mostra interessada não só nos aspectos financeiros do empreendedorismo, mas também em seu papel socioambiental. Esse comportamento garante mais credibilidade e respeitabilidade a uma marca.

Ser ambientalmente engajado é um meio para se tornar mais competitivo, uma vez que, atualmente, a sociedade encara isso como uma característica diferenciada para os negócios.

Adotar boas práticas de sustentabilidade não apenas atrai, mas mantém clientes satisfeitos, além de fortalecer a imagem corporativa da empresa.

Economia e lucratividade
Reduzir desperdícios é uma atitude ambientalmente correta, que se converte em economia e lucratividade para empresas. O reaproveitamento de materiais em boas condições pode tornar o processo de construção mais barato.

O que não puder ser reutilizado ou aproveitado deve ser descartado em locais preparados para receber esse tipo de entulho, o que reduz o impacto ambiental do lixo produzido. Nesse caso, é bom fazer parcerias com cooperativas que utilizem embalagens e outros materiais em processos de reciclagem.

Menos prejuízos e riscos
Dar o destino certo para os resíduos sólidos, por exemplo, evita prejuízos para os sistemas de drenagem das cidades, o que diminui o risco de enchentes em períodos de chuva.

O acúmulo desse tipo de lixo em áreas indevidas poder gerar também a proliferação de ratos, insetos e escorpiões que causam danos à saúde da população.

Investimentos
Investir na capacitação dos funcionários é um bom caminho para tornar sua empresa sustentável. Eles devem conhecer e entender novas possibilidades de atuação no setor.

Ao realizar uma obra, por exemplo, é importante pensar desde a economia de água e energia até a análise da área de trabalho, para que não cause grandes prejuízos ambientais.

Os responsáveis pela seleção de materiais utilizados devem saber indicar produtos que sejam ambientalmente corretos e de qualidade, oferecendo o melhor na relação custo e benefício.

Impactos na produtividade
Os bons resultados na produtividade de uma empresa começam com a satisfação dos funcionários. É natural que, sentindo-se parte de ambiente de trabalho engajado em questões que fazem a diferença para a sociedade, a equipe sinta-se mais motivada a desempenhar trabalho melhor.

Funcionários motivados geralmente são mais produtivos (produz mais em menos tempo) e assertivos, reduzindo assim o retrabalho e o desperdício de materiais.

Isso já diminui a produção de resíduos e gera menos gastos para a empresa.

Via Sebrae