Certamente você sabe a importância da organização do canteiro de obras. Por isso, poder contar com ferramentas que auxiliem nesta tarefa pode ser um bom diferencial. O diário de obra ajuda a ter um registro do dia a dia da obra, mas você sabia que se fugir do tradicional diário de papel você pode aumentar seu controle e produtividade?

E é exatamente pensando em ajudar você que decidimos apresentar neste post algumas opções que podem ser muito úteis.

O diário de obra é mais que só uma obrigação

Conhecido também pelas siglas DO ou RDO (registro diário de obra), este documento é um dos mais importantes para as construtoras e incorporadoras. Ele consiste no registro detalhado dos principais passos e acontecimentos (previstos e imprevistos) durante a construção.

Nele, o engenheiro ou técnico responsável registra fatos relevantes. Tais como: equipamentos utilizados, atrasos, imprevistos, condições do tempo, etapas realizadas, dentre outros.

Apesar de parecer algo chato e desnecessário de se fazer, o diário de obras pode ser uma ferramenta muito vantajosa. Por meio dele é possível acompanhar detalhadamente todo o trabalho realizado e o que ainda precisa ser feito. Isso permite que você tenha mais controle sobre a execução do empreendimento.

Além disso, o DO pode ser utilizado para justificar atrasos nos prazos de entregas e também discutir problemas que futuramente podem ser prevenidos.

Por meio da tecnologia

Com as várias etapas e processos durante um projeto, nem sempre é possível dar conta de tudo. E em alguns casos, o detalhe pode fazer a diferença em um diário de obra.

Mas a questão é: como fazer isso de maneira mais eficiente?

Usando e abusando da tecnologia! Muito mais simples do que pode parecer na maioria das vezes, ferramentas virtuais ajudam a otimizar todos os pontos importantes.

Os principais ganhos que a tecnologia oferece, são:

  • Produtividade;
  • Gerenciamento;
  • Comunicação;
  • Interatividade.

Mas vale a pena destacarmos 3 pontos que podem fazer toda a diferença pra você ao utilizar a tecnologia em seu diário de obra:

1º Redução de custos e desperdícios

Dentre os problemas mais comuns no setor estão os elevados valores de gastos em materiais para a execução da obra. Além disso, isso gera entulhos e desperdícios no final do projeto.

Ao utilizar a tecnologia para o controle do seu diário de obras é possível acompanhar quando foram feitas as últimas entregas de materiais, incluindo a quantidade. Isso evita que quantidades maiores ou menores sejam entregues e consumidas.

Também é possível acompanhar quando, como e quantas vezes foram feitos os descartes de entulhos, por exemplo.

2º Controle do cronograma pelo diário de obras

Cumprir prazos e evitar atrasos durante a obra é um grande desafio na Construção Civil. Isso porque as etapas e processos estão interligadas a fornecedores e terceiros. Desta forma, o cronograma pode ir por água abaixo.

Para facilitar este controle, a tecnologia pode ser uma grande aliada já que com ela é possível fazer todos os acompanhamentos necessários. Controlando datas e atrasos, você consegue reorganizar atividades. Com isso elimina imprevistos e custos extras.

3º Retorno de investimento

Já pontuamos aqui algumas vezes que gastar com novas ferramentas de trabalho e tecnologias não são um custo, e sim investimento. Investir em tecnologia resulta em maior lucratividade para a sua empresa.

Disponibilizar ferramentas tecnológicas para a equipe facilita a comunicação, a gestão e o controle de resultados. E o retorno do investimento acontece por meio de:

  • Redução do tempo de construção da obra: o uso da tecnologia ajuda a diminuir possíveis atrasos na entrega, um dos dilemas mais discutidos atualmente no setor.
  • Redução de retrabalhos: produtos de qualidade e trabalhadores qualificados cometem menos falhas.
  • Contenção de desperdícios: caso os profissionais da construção tenham maior controle sobre seu estoque de materiais, haverá menos desperdício.
  • Trabalhos padronizados: nada melhor que uma construção que segue o mesmo padrão de qualidade do início ao fim de sua execução. A tecnologia é uma excelente ferramenta para que os trabalhadores exerçam suas tarefas seguindo o mesmo padrão.

Muito bem. Agora você já se convenceu sobre as vantagens dos controles eletrônicos de diário de obra, certo? A pergunta é: como fazer uso da tecnologia para melhorar a elaboração de registros de obra.

Planilhas eletrônicas

É muito comum as empresas, ao iniciarem a adoção de tecnologia para determinado processo, optarem por ferramentas como planilhas eletrônicas. O motivo está na simplicidade associada ao baixo custo deste recurso.

Quase todo profissional sabe como funciona uma planilha eletrônica. E por proporcionarem uma forma lógica de estruturar dados, é inegável sua contribuição para a organização de uma obra.

Há, inclusive modelos prontos de planilhas eletrônicas para as anotações de diário de obra. Se bem utilizada, esta ferramenta proporciona a composição de diários de obras bastante eficientes. Consequentemente, há aumento generalizado de produtividade no canteiro de obras.

Entretanto, planilhas são limitadas. Nem sempre o modelo utilizado permite atualização em tempo real ou conta com armazenamento na nuvem. Daí vem o risco de haver versões diferentes e a impossibilidade de acessar o documento a partir de qualquer lugar.

Por isso, há recursos mais modernos para fazer o registro diário de obras.

ERP para diário de obras

Desenvolvidos para aumentar o controle sobre a execução de obras, os ERPs representam uma das possibilidades em controles eletrônicos de diário de obra.

Módulos de ERP para diário de obras costumam contar com todos os campos necessários para registros eficazes. Dessa maneira, você não corre o risco de deixar nada de lado ao fazer as anotações de obras.

Além disso, o registro é centralizado. Na prática, isso significa que todas as partes envolvidas têm acesso à mesma versão do diário. Isso significa mais precisão na informação, o que reduz o risco de erros e aumenta sobremaneira a produtividade.

Para concluir

Uma vez que o registro de anotações é obrigatório no canteiro, nada melhor do que lançar mão de controles eletrônicos de diário de obra.

Sistemas especializados para o setor da construção aumentam a produtividade e reduzem o risco de erros ou problemas.

É importante, no entanto, atentar para a adequação do sistema escolhido às necessidades de cada canteiro ou obra.

[via https://www.sienge.com.br/]