“Escolas das Águas – O Desafio Pantaneiro” mostra a rotina de escola criada e mantida pelo empresário Reginaldo Farias Santos, que leva ensino fundamental a filhos de trabalhadores rurais do Pantanal de Paiaguás.

 

Vai ao ar esta semana, dia 11 de setembro, às 22h, no Canal Futura, o documentário Escola das Águas – O Desafio Pantaneiro.  A coprodução entre Preta Portê Filmes e o Canal Futura, com roteiro e direção de Juliana Vicente, traz a rotina da Escola Fazenda Santa Mônica – principal projeto mantido pelo Instituto Rural Santa Mônica, braço social da Metax.

 

O empresário Reginaldo Farias Santos é o idealizador do espaço inaugurado há três anos e que hoje abriga, em sistema de internato, 50 crianças e jovens com idades entre 6 e 17 anos para receber todo o conteúdo do ensino fundamental.

 

“O mais fácil foi construir isso aqui [a escola]. Isso aqui é físico, é material. A gente pensou, esquematizou, correu, e em seis meses conseguimos colocar isso aqui de pé. Mas a partir disso é um trabalho sem volta, é um trabalho que é para sempre. (…) E se eu viver para isso tudo, eu tenho certeza que ainda vou ser consultado por um médico que aprendeu a ler e escrever aqui. Se for um geriatra, vai ser legal. E não vou pagar a consulta”, diz em tom de brincadeira o empresário, ao mesmo tempo em que chama a atenção para a responsabilidade do projeto que iniciou.

 

A fazenda que abriga a escola conta também com dormitórios para os professores e alojamento para os alunos, além de possuir consultórios médico e odontológico e equipamentos para exames oftalmológicos.

 

Escolas das Águas – O Desafio Pantaneiro

 

Com imagens (e trilha sonora) exuberantes do Pantanal de Paiaguás servindo como pano de fundo ao documentário de Juliana Vicente, Escolas das Águas – O Desafio Pantaneiro apresenta os desafios encarados para levar Educação a “um” Brasil esquecido pelo poder público. A população da região, que não conta com nenhuma escola formal num raio de 100 quilômetros, sofre com a falta de energia elétrica, as péssimas condições das estradas que dificultam sua locomoção, além de obstáculos climáticos: que intercala longos períodos de estiagem com longos períodos de chuva.

 

Com 55 minutos de duração, o documentário vai ao ar pela primeira vez nesta quinta-feira, dia 11 de setembro, às 22h, dentro do programa Doc Futura – programa que se notabilizou por trazer à tona temas relacionados a Direitos Humanos, com foco em Educação.

 

A Preta Portê Filmes está há cinco anos no mercado com diversas produções de curtas, médias e longas metragens, ficções e documentários, além de videoclipes e programas para a internet.

 

Onde assistir o Canal Futura

 

Na TV fechada, assinantes NET devem sintonizar o canal 87; SKY, canal 24; e Via Embratel, canal 24. Em antenas parabólicas, basta sintonizar na polarização vertical 20.

 

O Canal Futura também mantém parcerias com diversas TVs universitárias:

 

TV UFPB – Universidade Federal da Paraíba – Cabo Canal 22 – João Pessoa (PB)

Uno TV – Universidade do Oeste Paulista – Canal 2 – Presidente Prudente (SP)

TV Univap – Universidade do Vale do Paraíba – Cabo Canal 14 – São José dos Campos (SP)

TV Ilha do Sol – Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto – Canal 30 – Guarujá (SP)

TV Lumen – PUC-PR – Canal 16 – Curitiba (PR)

TV Univali – Universidade do Vale do Itajaí – Cabo Canal 17 – Itajaí (SC)

UPF TV – Universidade de Passo Fundo – Canal 4 – Passo Fundo (RS)

TV Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul – Cabo Canal 13 – Santa Cruz do Sul (RS)

TV Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Canal 30 – São Leopoldo (RS)

 

Para mais informações sobre o Instituto Rural Santa Mônica, inclusive para saber como colaborar com a escola, acesse: www.institutoruralsantamonica.org.br