A tradicional árvore de Natal do Parque Ibirapuera em São Paulo será inaugurada no próximo domingo, dia 04 de Dezembro de 2011.

Como nos anos anteriores, a METAX especializada em serviços de equipamentos de acesso vertical, foi responsável pelo fornecimento do elevador de cremalheira, para transporte de trabalhadores e materiais utilizados na montagem e desmontagem da árvore.
A montagem do elevador teve inicio no dia 16/11 às 22 horas, finalizado os serviços com a realização dos testes e entrega técnica do elevador para operação no dia 22/11/11.

Pela experiência e conhecimento na montagem de elevador, em especial da árvore de Natal do Parque do Ibirapuera, a condição comercial e a solução técnica apresentada foram fatores determinantes. Os elevadores da Metax possuem um sistema de comando e controle do motor que promove maior conforto e segurança durante a operação, proporcionando partidas e paradas mais suaves. Outro ponto importante é a versatilidade de montagem do equipamento, adequando-se à necessidade da obra, no que diz respeito à forma de fixação do mesmo no solo e na estrutura.

O desafio da Metax foi à fixação das amarrações entre o elevador e a estrutura da árvore, possibilitando a sustentabilidade e segurança. Outro ponto importante foi o espaço de instalação da cabine devido à proximidade entre o elevador e a estrutura da árvore, qualquer erro no posicionamento poderia provocar colisão e comprometer o trabalho.

Para este ano, os paulistanos podem contar com mais uma novidade, a TV Bandeirantes realizará transmissão de um estúdio montado interno a árvore e a 24 metros de altura, com vista panorâmica para o Parque Ibirapuera e o acesso da equipe de apresentadores, repórteres e convidados será pelo elevador Metax, mais um motivo para utilizar o sistema que promove maior conforto.

 

Dados:

Engenheiro responsável: Eng. Julio César de Almeida

Produto: Elevador de Cremalheira da Metax – ECM240, de cabine simples com capacidade de carga de 500 kg ou 5 pessoas e altura de até 24 metros e 02 (duas) paradas (nível do piso e elevação 24,00 metros).

Fonte: Eng. Maurício Dias Batista de Melo