Você, gestor, tem objetivos e metas bem definidas para os seus empreendimentos, certo? Quanto precisa construir, quanto precisa vender, quanto faturar. Mas sem utilizar KPIs na Construção Civil como é possível medir se você está no caminho certo para realizar estes objetivos?

Precisamos desses indicadores de performance para conseguir mensurar se as decisões e estratégias adotadas estão surtindo efeito, se existem falhas durante a execução dos processos, se há algum ponto que deve ser repensado.

Por isso é importante que você, gestor, entenda o que são esses indicadores de performance, porque são tão importantes e como eles podem ser usados nas obras, além de saber como avaliar e quais são os principais KPIs que deverão ser levados em consideração.

kpis na construção civil

Então, se você está querendo saber como o emprego de KPIs na Construção Civil pode te ajudar a pavimentar o caminho para a excelência, continue lendo.

O que são KPIs

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator. Alguns também conhecem como KSI: Key Success Indicator. Em português pode ser traduzido como “indicador-chave de desempenho”.

Um KPI é, portanto, uma espécie de item, algo que possibilita uma medição e posterior avaliação de seu resultado. São ferramentas de gestão utilizadas para mensurar o nível de desempenho e sucesso de determinado processo ou de uma organização.

Pra fazer uma analogia simples e facilitar o entendimento: Em um jogo de futebol, seu objetivo principal é ganhar a partida. Um dos KPIs que você usa pra medir se está ganhando ou perdendo é a quantidade de gols pró que fez. Se seu indicador mostrar mais gols a favor do que contra, sinal de que você está ganhando.

Com os KPIs na Construção Civil a ideia é a mesma. Você tem um objetivo e deve analisar alguns indicadores para entender se sua obra está seguindo o caminho certo e se serão necessários ajustes e revisões nos processos, produtos ou profissionais envolvidos.

A importância dos KPIs para a gestão

A importância do uso de KPIs na Construção Civil já foi pauta, inclusive, de artigos acadêmicos. Um destes artigos, aliás, cita de maneira muito precisa o papel fundamental desse item para o desenvolvimento de uma gestão eficaz. Reproduzimos um trecho abaixo:

As medições de indicadores de desempenho têm um importante papel na melhoria da comunicação entre os diferentes níveis gerenciais da empresa. Em um nível mais estratégico as medidas são utilizadas para guiar e avaliar a implementação da estratégia corporativa e sua disseminação aos demais níveis. Em um nível mais operacional as medições têm o papel de informar às pessoas envolvidas quanto ao desempenho dos processos e auxiliar na identificação das causas dos problemas (Norie, 2011).

régia de metal kpis na construção civil

Ao estabelecer estes indicadores de performance, portanto, a empresa consegue identificar quais setores e profissionais estão trabalhando dentro do esperado e quais precisam de ajustes.

Isso resulta em aumento de competitividade, dá a oportunidade de alcançar novas parcerias comerciais e permite uma gestão de recursos mais eficiente. Todos estes são pontos-chaves para empresas do setor de construção que desejam se manter sempre no topo.

Como escolher um bom KPI

Todo KPI nasce de uma métrica relevante para o negócio. Existem muitas coisas que podem ser mensuradas durante a execução de um projeto. Mas isso só se tornará um indicador-chave se esta métrica for importante para a empresa, se permitir uma avaliação detalhada e que possa levar a mudanças e melhorias.

Por esse motivo, não é qualquer coisa que deve virar um KPI na Construção Civil. Certos indicadores são menos relevantes e não precisam de tanta atenção, enquanto outros podem garantir economia, vantagens competitivas e garantir o sucesso de uma empresa.

Para escolher um indicador-chave de performance realmente importante para o seu negócio, é preciso levar em conta alguns itens. Seu KPI precisa ser:

  • Mensurável – É preciso que você tenha acesso a dados e estatísticas dessa métrica a ser avaliada. Se sua empresa não faz um relatório de acompanhamento de obra, não recolhe nenhum dado e não sabe o que e como medir, fica difícil tornar os KPIs eficientes.
  • Importância no seu core business – É possível avaliar diversos KPIs na Construção Civil. Porém, alguns não são tão importantes para o seu negócio. Por isso, busque entender quais os indicadores que geram mais impacto no seu objetivo final.
  • Periodicidade – É essencial que você estabeleça uma periodicidade na colheita dos dados e sua análise. Deixar pra fazer isso quando der na telha, nunca dá certo. Crie uma rotina que englobe todos os envolvidos.

calendário kpis na construção civil

Os mais importantes KPIs na Construção Civil

Os principais KPIs utilizados na Construção Civil costumam estar agrupados em cinco categorias principais:

  • Custo
  • Qualidade
  • Prazo
  • Segurança
  • Meio ambiente

Uma pesquisa realizada em um trabalho acadêmico feito pela Escola Politécnica da USPtrouxe resultados que mostraram a importância que gestores dão para cada uma dessas categorias.

O resultado médio da percepção dos gestores foi, em ordem de importância, 24,7% para segurança do trabalho, 23,0% para qualidade, 18,6% para custo, 17,7% para meio ambiente e 16,0% para prazo.

Dentro de cada uma dessas categorias podemos elencar algumas métricas importantes que podem se tornar KPIs essenciais para a avaliação da sua obra.

Índice de Acidente de Trabalho

Esse é um KPI extremamente importante a se levar em conta em uma obra, visto que a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho no Brasil, o que deixa nosso país em quarto no ranking mundial. Essa sim é uma lista que precisamos nos manter sempre nas últimas posições.

Índice de afastamento

Relacionado também ao item anterior, temos o índice de afastamento, que mostra se existem muitos funcionários solicitando afastamento de suas funções por questões de saúde, familiares, dentre outras. Caso este índice seja muito alto, vale a pena buscar entender quais os motivos e investir em um trabalho com psicólogos e médicos que ajudem a minimizar estes números.

Índice de desperdício

Uma obra de sucesso exige uma construção enxuta, que consiga fazer uma gestão de desperdícios. Segundo uma pesquisa coordenada pela Politécnica, com 15 universidades e mais de 100 canteiros de obras, a perda de materiais chega a 8%. Alguns podem apresentar números ainda maiores. Tudo isso é dinheiro indo embora à toa.

Índice de não conformidade

Não conformidade, conforme define a própria ISO 9001:2015 é o não atendimento de um requisito pré-estabelecido. Esses requisitos podem variar entre fatores externos (como as normas ISO ou os produtos fornecidos por um fornecedor) e fatores internos (como os processos e procedimentos da empresa).

Índice de satisfação dos colaboradores

Trabalhadores motivados e felizes em seus serviços produzem muito mais, não há dúvidas! Por isso é importante avaliar como está a satisfação dos seus colaboradores. Isso melhora o ambiente e também gera economia de recursos, pois os funcionários causam menos problemas, trabalham mais, se ausentam menos e diminuem as taxas de turnover.

Índice de satisfação dos clientes

É importante avaliar também a satisfação dos seus clientes através de pesquisas que informem qual a percepção deles sobre os produtos e serviços oferecidos. Dessa forma é possível identificar problemas e necessidades dos clientes.

Índice de taxa de sucesso em vendas

O que vai dizer se sua obra foi um sucesso ou não é a taxa de sucesso das vendas. Neste KPI também vale levar em conta todo o gasto necessário, incluindo publicidade. Além disso deve-se avaliar o tempo transcorrido até a conclusão das vendas.

Índice de custos

Mensurar os custos de um projeto permite que se avalie se os gastos estão dentro do que foi previsto inicialmente, se aconteceram alguns imprevistos ou se há alguma falha na gestão que permite gastos maiores do que o esperado.

É importante que o gestor racionalize os gastos através do gerenciamento de estoques, automatizando os processos através de um software, por exemplo, promovendo assim maior lucratividade.

Conclusão

Adotar indicadores de performance na Construção Civil é essencial para a avaliação dos resultados e planejamento de ações de correção ou de melhoria em futuros projetos.

O gestor deve, portanto, escolher os KPIs corretos para cada uma dessas categorias a seguir e buscar responder às seguintes questões:

  • Custos – A obra está com custo maior ou menor em relação ao orçamento?
  • Prazos – A obra está atrasada ou adiantada de acordo com o planejamento?
  • Qualidade – A qualidade dos materiais instalados e serviços executados estão atendendo ao padrão mínimo esperado?
  • Meio ambiente – Os impactos ambientais referentes aos resíduos gerados, a água e a energia consumidas estão de acordo com a meta estabelecida?
  • Segurança do trabalho – O ambiente de trabalho é seguro? Houve acidentes na obra? Qual a frequência e gravidade deles?

Adotando KPIs relevantes em cada área e mantendo uma rotina de verificações, é possível acompanhar cada passo da obra e realizar os ajustes necessários para que seu empreendimento seja um sucesso.

Via Sienge